INSTITUCIONAL

Sobre

Conheça mais sobre a ADCE Caxias do Sul, suas origens e rumos que tomaremos em nosso próspero futuro. Aproveite e também assista ao nosso vídeo institucional sobre a entidade.

Missão

Formar lideranças éticas através do ensino da Doutrina Social Cristã, para que sejam luz nas famílias, nos locais de trabalho, na sociedade e nas instituições religiosas.

Visão

Ser reconhecida na comunidade local como uma entidade formadora de lideranças éticas que atuam nas famílias, no trabalho, nas instituições religiosas e na sociedade, com base na Doutrina Social Cristã.

Princípios

  • Dignidade humana
  • Bem comum
  • Destinação universal dos bens
  • Subsidiariedade 
  • Participação
  • Solidariedade 

Conheça nosso estatuto!

Baixar estatuto

História

A ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas foi fundada em 1931, em Bruxelas, por um grupo de empresários que decidiram adotar os princípios cristãos como forma de desenvolvimento socioeconômico do homem, da empresa e da comunidade. Está presente em 22 países e em mais 21 com entidades correspondentes. Chegou ao Brasil em 1961 e hoje se encontra em sete estados brasileiros e, entre estes, desde 1963, o Rio Grande do Sul, que atualmente possui cinco regionais da associação. 

A Regional de Caxias do Sul, conhecida como Regional da Serra, foi fundada em 18 de outubro de 1985. O primeiro Encontro de Reflexão desta Regional foi realizado em outubro de 1985, no Centro de Pastoral São Paulo da Cruz. Em 1986, aconteceu o segundo encontro, o primeiro formado por mulheres e, também, o primeiro feminino promovido na América Latina. 

A partir de 1991, a ADCE – Regional Serra passou a prestar homenagem ao “Dirigente Cristão do Ano” àquele que, pela filosofia da entidade, destaca-se na comunidade mostrando novas formas de evangelizar e harmonizar o meio empresarial e a sociedade. O título é concedido ao dirigente que comunga dos ideais contidos nos ensinamentos sociais cristãos e que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana. São exemplos de pessoas que fazem a diferença, trabalhando pelo bem comum acima dos interesses individuais.

Em 2015, a entidade passou a se chamar ADCE Caxias do Sul.

Palavra do presidente

O ano de 2022 foi marcado pela retomada das atividades após dois anos de pandemia. Reaproximar as pessoas - após muitas atividades online - foi um desafio e, ao mesmo tempo, gratificante. Com alegria e determinação, vamos receber 2023 e reiterar nosso compromisso de formar lideranças éticas, acolhendo todos que desejam trabalhar pelo bem comum e a subsidiariedade e, acima de tudo desenvolver o ecumenismo abrangente.

Entre todas as atividades desenvolvidas pela ADCE, estará um grande desafio para 2023: reforçar o trabalho que o GTC (Grupo de Trabalho por Caxias) vem desenvolvendo em deixar parte do Imposto de Renda (até 6% PF e 1% PJ no lucro real) em nosso município. Uma atitude simples, que não gera custo nem para quem tem imposto a restituir e nem para quem tem imposto a pagar. Se considerarmos atingir quem sabe 80% do potencial, poderíamos acabar com rifas, almoços beneficentes e muitas outras ações para arrecadar fundos para nossas entidades. Pense nisso e venha conosco construir uma sociedade mais justa.

Um fraterno abraço e que Deus continue a nos abençoar nesta nobre tarefa!

Alex Sandro Tonietto
Presidente Gestão 2023





Diretoria

ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas - Caxias do Sul

GESTÃO 2024


DIRETORIA EXECUTIVA
Janete de Oliveira Buniatti – Presidente
Vagner Stefan – Vice-presidente e Tesoureiro


CONSELHO CONSULTIVO

Alex Sandro Tonietto - Presidente do Conselho
Bianca Heck Haas
Fernando Gonçalves dos Reis
Darci De David
Gelso Luis Furlin
Juarez Fochesatto
Gabriel Francisco Mognaga
Nilto Pelegrino Rech
Agenor Fortuna de Carvalho
Antônio Carlos Rodrigues Paim
Darci Afonso Haas
Euclides Antônio Sirena
Fátima de Carvalho
Geremias Rech
Humberto Edson Cervelin
Ivanir Nicchetti de Campos
Jaime Lorandi
Jairo Antunes
João Antônio Calcagnotto
João Carlos Finger
Luceval Delazzeri
Márcio Onzi
Milton José Cemin
Moacir Basso
Olivir Hilário Viezzer
Rosa Maria Calcagnotto
Sérgio Antônio Modelski
Vera Lúcia Brandalise Dal Bello
Vilson Vitor Betanin


CONSELHO FISCAL
Ariane Belinot
Elisa Brandalise
Marcio Onzi


SUPLENTES
Elvio Gianni
Fátima de Carvalho


DIRETOR ESPIRITUAL
Padre Tiago Camozzato – Orientador Espiritual


SECRETÁRIA EXECUTIVA
Ivana Concer Zanatta

Gostaria de patrocinar nossos projetos?

Seja um patrocinador

Gostaria de apoiar nossos projetos?

Seja um apoiador

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de privacidade e transparência.